Neste evento foram certificados quanto à apresentação nas sessões coordenadas:
Número | Título | Autores |
1 | O ensino da geometria nos materiais de formação deprofessores dos primeiros anos (1965-1974), em Portugal | Mária Cristina Almeida e Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias |
2 | Os saberes de Geometria veiculada ao curso deprofessores de matemática de 5ª a 8ª série do 1º Grau,nas décadas de 70 a 80, por meio do Currículo Ciência eMatemática | Henrique Palauro Capoleta |
3 | Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno deMatemática para o Ensino do 1º Grau” | Yasmin Barbosa Cavalheiro, Andreia Dalcin eElisabete Zardo Búrigo |
4 | Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina deConstruções Geométricas nos cursos de Licenciatura emMatemática da Universidade Federal de Mato Grosso doSul | Mariana Duarte de Souza e Thiago Pedro Pinto |
5 | Uma Análise da geometria abordada nos livros didáticosdurante o Movimento da Matemática Moderna: estudobaseado em dissertações e teses | Elcione Jesus Santos e Janice Cassia Lando |
6 | Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinargeometria no ensino primário (1946 – 1971) | Aline Suemi Moroto e Edilene Simões Costa dos Santos |
7 | A geometria do ensino primário na formação deprofessores: elementos do saber profissional para ensinargeometria em um manual de Silva Pontes | Francisca Janice dos Santos Fortaleza e MariaLúcia Pessoa Chaves Rocha |
8 | Entre Desenho E Aritmética: Charlas sobre VictorMercante publicadas em revistas pedagógicas na décadade 1920 | Joana Kelly Souza dos Santos e Andreia Fernandesde Souza |
9 | A Revista Currículo como um espaço de formação paraprofessores do ensino primário no estado do Paraná dadécada de 70 | Fabiane Aparecida De Almeida Bezerra, MarileneCardoso Zelak e Milena Mendes Moraes |
10 | Considerações da Professora Elza de Moraes Bigattisobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal(1968) | Relicler Pardim Gouveia |
11 | Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: Apresença do Movimento da Matemática Moderna emSanta Catarina. | Pamela Luiz e David Antonio da Costa |
12 | Processo de digitalização de fontes históricas:possibilidades alternativas | Odair Gonçalves Marquez, Tharine Antunes eKlinton Pinheiro Sales |
13 | Acervos pessoais: reflexões para uma pesquisa emHistória da Educação Matemática | Jorge Augusto Moraes de Oliveira, Pedro AugustoVieira da Silva e Laura Leal Moreira |
14 | A História da Matemática e os quadrinhos: investigandoPossibilidades | Gabriela de Souza Ferreira e Cristiane Coppe deOliveira |
15 | Educação Matemática, História e Ficção na Etnomatemática | Fabio Lennon Marchon dos Santos |
16 | Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem emalguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000. | João Vitor Baiak Trigo, Licéia Alves Pires e SérgioCandido de Gouveia Neto |
17 | Matemática financeira como disciplina acadêmica nocurso de Licenciatura em Matemática | Licéia Alves Pires e Rosa Lydia Teixeira Corrêa |
18 | Da construção do objeto de uma pesquisa para a históriada educação financeira | Jéssica Ignácio de Souza e Cláudia Regina Flores |
19 | A matemática prescrita para o ensino primário na décadade 1960 e a formação do professor paranaense | Liceia Alves Pires, Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio e Mariliza Simonete Portela |
20 | Saberes para Ensinar Matemática em uma Sugestão dePrograma para Cursos de Professores Primários de 1957 | Bárbara Cardoso Kayser e Elisabete Zardo Búrigo |
21 | A Reforma Universitária de 1968 e seus impactos naformação de professores de Matemática | Mariana Lima Vilela e Filipe Santos Fernandes |
22 | Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciaturaem Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia:formação inicial via Universidades Estaduais e InstitutosFederais | Francielli da Silva Ribeiro e Marlos Gomes de Albuquerque |
23 | Aspectos teóricos e aproximações entre escrita biográfica e ficção | Jean Sebastian Toillier e Ivete Maria Baraldi |
24 | Apontamentos iniciais sobre a História oral como metodologia de pesquisa | Adriano Mamedes Silva Nascimento e Thiago Pedro Pinto |
25 | Jogos de Linguagem na Matemática: Entre Livros e Reformas… uma terapia | Marizete Nink de Carvalho e Thiago Pedro Pinto |
26 | Escolas Isoladas e Grupos Escolares: Uma história da educação no litoral paranaense | Kauana Mahara da Silva Possobom e MarilizaSimonete Portela |
27 | Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professora | Grasielly dos Santos de Souza e Mirian Maria Andrade |
28 | Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em Ação | Leandro Josué de Souza e Maria Ednéia Martins Salandim |
29 | O ensino de Matemática nas Escolas Isoladas de Santa Catarina: dos enunciados no Programma de 1926 | Francine Fragoso de Miranda Silva |
30 | Obras de didática de matemática para o aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário em meados do século XX | Eduarda Pereira de Assis e Jaqueline do Nascimento |
31 | As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos | Thais Duarte Neves e Flávia dos Santos Soares |
32 | Uma análise dos saberes envoltos no exame de suficiência C.A.D.E.S no sul de Mato Grosso em 1968 | Laura Silva Dias e Suele Lopes Pedroso |
33 | Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975) | Eric Souza da Silva e Paulo Roberto Castor Maciel |
34 | História da Educação Matemática na formação do professor de Matemática: o uso dos Blocos Lógicos no contexto do Movimento da Matemática Moderna | Tiely Virginio da Hora Lima e Liliane dos SantosGutierre |
35 | Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970 | Pedro Nogueira de Marins e Bruno Alves Dassie |
36 | Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: A presença do Movimento da Matemática Moderna em Santa Catarina | Pamela Luiz e David Antonio da Costa |
37 | A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967 | Jenifer de Souza e Elisabete Zardo Búrigo |
38 | Curso Livre de Cálculo Diferencial e Integral Autorizado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro no Final do Segundo Reinado | Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Enoque da SilvaReis e Luiz Carlos Pais |
39 | Uma análise acerca do conteúdo de equidifferenças e proporções | Jeremias Stein Rodriguês e David Antonio da Costa |
40 | “Arithmética” na organização curricular do ensino de ofício brasileiro no período do Império | Cleber Schaefer Barbaresco e David Antonio daCosta |
41 | Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970) | Barbara Winiarski Diesel Novaes, Danilene GullichDonin Berticelli e Neuza Bertoni Pinto |
42 | A História da Educação Matemática e a História das Instituições de Ensino | Rildo Pinheiro Nascimento e Edilene Simões Costados Santos |
43 | Conhecendo as Políticas de Memória Escolar Argentina e a História da Educação Matemática | Diogo Franco Rios |
44 | História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradições | Yohana Taise Hoffmann e David Antonio da Costa |
45 | Um bate papo sobre História da Educação Matemáticas em terras potiguares | Marta Figueredo dos Anjos e Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
46 | Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gênero | Lenira Pereira da Silva, Erika Félix Soares Marinho Dantas e Ricardo Sampaio Oliveira |
47 | Matemáticas no Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto: um percurso histórico (1959 – 2008) | Thiago Neves Mendonça |
48 | Teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática | Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa e PauloRoberto Castor Maciel |
49 | A matemática no Currículo dos Cursos Comerciais da Reforma Campos | Sergio Candido Gouveia Neto e Cristiane TalitaGromann de Gouveia |
50 | Docência Superior em Matemática: um privilégio masculino? | Dione Alves de Almeida |
51 | História das Mulheres: marcas de gênero e reflexões sobre a História Oral | Tailine Audilia de Santi e Jean Sebastian Toillier |
52 | Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliação | Waléria Adriana Gonçalez Cecílio e Otavia Maria Kreitlow Basso |
53 | O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572) | Ana Carolina Costa Pereira |
54 | Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa | Tamiris Corrêa Luiz e Maria Ednéia Martins Salandim |
55 | Contos de Malba Tahan: O padre pulava um número | Luara Zwiernik e Andreia Dalcin |
56 | O livro didático Matemática de Edith Guimarães Lima | Aureo Soares de Vargas e Andréia Dalcin |
57 | Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão | Diogo Ferreira Jandrey, Laura Silva Dias e Edilene Simões Costa dos Santos |
58 | Números complexos em livros didáticos do Ensino Médio | Nickson Deyvis da Silva Correia e Viviane de OliveiraSantos |
59 | Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática” | Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite e EdileneSimões Costa dos Santos |
60 | Um “novo” olhar sobre as frações segundo o manual Primeira Lições de Coisas | Kesia Caroline Ramires Neves, Denise Medina de Almeida França e Edilene Simões Costa dos Santos |
61 | Algumas considerações sobre a presença da Educação Matemática nos currículos do curso de formação de professores de Matemática da UFRN (1964 – 1981) | Luís Fernando Mesquita de Lima, Marta Figueredo dos Anjos e Rayssa Marques Marinho |
62 | Formação De Professores De Matemática Na Região Do Bolsão De Mato Grosso Do Sul: Construindo Uma História Por Meio Da Oralidade. | Natalia Cristina da Silva e Ivete Maria Baraldi |
63 | História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas | Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio e Virgínia Cardia Cardoso |
64 | Panorama histórico, Ji-Paraná-Rondônia (1970-1980): As primeiras escolas de uma cidade e a realidade dos seus professores | Simone Aparecida Navarro da Cruz e Marlos Gomes de Albuquerque |
65 | Maria Montessori e as orientações para o ensino de matemática | Angélica Pereira Alves e Mariliza Simonete Portela |
66 | Uso de materiais montessorianos:o processo de apropriação em uma escola montessoriana | Karina Grzeça e Maria Cecília Bueno Fischer |
67 | A descoberta das frações equivalentes e o material Cuisenaire | Barbara Winiarski Diesel Novaes e AdrianaMenegotto Nierri |
68 | Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018) | Nícolas Giovani da Rosa e Elisabete Zardo Búrigo |
69 | Ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim: alguns apontamentos | Gustavo Lucas Silva da Costa e Liliane dos Santos Gutierre |
70 | O exame de admissão para formação de professores primários: instruções para prova de matemática (1961) | Pâmela da Luz Melo e Leonardo Thomaz Sauter |
71 | Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1º grau, 1973 | Jonathan Machado Domingues e David Antonio da Costa |
72 | Percurso Histórico da Educação de Surdos no Brasil | Jose Matheus Pinheiro Da Fonseca Silva e Kátia Guerchi Gonzales |
73 | Educação Matemática no Ceará – um estudo inicial desse movimento | Gisane Fagundes Rodrigues e Maria Ednéia Martins Salandim |
74 | Produtos Educacionais do mestrado profissional em ensino: algumas compreensões | Cídia Paula da Costa Alves e Liliane dos Santos Gutierre |
75 | O que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais da formação docente no século XX? | Danilene Gullich Donin Berticelli e Lidiane Gomes dos Santos Felisberto |
Os certificados poderão ser acessados por AQUI
…
Neste evento foram certificados quanto à participação na Comissão Científica:
Número | Comissão |
1 | Adriel Gonçalves Oliveira |
2 | Alexsandra Camara |
3 | Ana Catarina Cantoni Roque |
4 | Andréia Dalcin |
5 | Antonio Vicente Marafioti Garnica |
6 | Arlete de Jesus Brito |
7 | Barbara Winiarski Diesel Novaes |
8 | Bruno Dassie – PRESIDENTE |
9 | Carla Regina Mariano da Silva |
10 | Cláudia Regina Flores |
11 | Claudinei de Camargo Santana |
12 | Cristiane Talita Gromann de Gouveia |
13 | David Antonio da Costa |
14 | Diogo Franco Rios |
15 | Edilene Simões Costa dos Santos |
16 | Eliene Barbosa Lima |
17 | Elisabete Zardo Búrigo |
18 | Fernando Guedes Cury |
19 | Filipe Santos Fernandes |
20 | Flávia Aparecida Britto |
21 | Flávia dos Santos Soares |
22 | Gabriel Luís da Conceição |
23 | Iran Abreu Mendes |
24 | Ivanete Batista dos Santos |
25 | Ivete Maria Baraldi |
26 | Kátia Guerchi Gonzales |
27 | Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo |
28 | Leoni Malinoski Fillos |
29 | Liliane dos Santos Gutierre |
30 | Luciane de Fatima Bertini |
31 | Marcelo Bezerra de Morais– PRESIDENTE |
32 | Maria Cecilia Bueno Fischer |
33 | Maria Célia Leme da Silva |
34 | Maria Cristina Araújo de Oliveira |
35 | Maria Ednéia Martins Salandim |
36 | Maria Laura Magalhães Gomes |
37 | Mariliza Simonete Portela |
38 | Marta Figueredo dos Anjos |
39 | Mirian Maria Andrade |
40 | Neuza Bertoni Pinto |
41 | Reginaldo Rodrigues da Costa |
42 | Rosilda dos Santos Morais |
43 | Sérgio Candido de Gouveia Neto |
44 | Shirley Patrícia Nogueira de Castro E Almeida |
45 | Thiago Pedro Pinto – PRESIDENTE |
46 | Wagner Rodrigues Valente |