Certificados

Neste evento foram certificados quanto à apresentação nas sessões coordenadas:

NúmeroTítuloAutores
1O ensino da geometria nos materiais de formação deprofessores dos primeiros anos (1965-1974), em PortugalMária Cristina Almeida e Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias
2Os saberes de Geometria veiculada ao curso deprofessores de matemática de 5ª a 8ª série do 1º Grau,nas décadas de 70 a 80, por meio do Currículo Ciência eMatemáticaHenrique Palauro Capoleta
3Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno deMatemática para o Ensino do 1º Grau” Yasmin Barbosa Cavalheiro, Andreia Dalcin eElisabete Zardo Búrigo
4Realização de um Estudo Historiográfico da Disciplina deConstruções Geométricas nos cursos de Licenciatura emMatemática da Universidade Federal de Mato Grosso doSulMariana Duarte de Souza e Thiago Pedro Pinto
5Uma Análise da geometria abordada nos livros didáticosdurante o Movimento da Matemática Moderna: estudobaseado em dissertações e tesesElcione Jesus Santos e Janice Cassia Lando
6Theobaldo Miranda Santos e os saberes para ensinargeometria no ensino primário (1946 – 1971)  Aline Suemi Moroto e Edilene Simões Costa dos Santos
7A geometria do ensino primário na formação deprofessores: elementos do saber profissional para ensinargeometria em um manual de Silva PontesFrancisca Janice dos Santos Fortaleza e  MariaLúcia Pessoa Chaves Rocha
8Entre Desenho E Aritmética: Charlas sobre VictorMercante publicadas em revistas pedagógicas na décadade 1920  Joana Kelly Souza dos Santos e Andreia Fernandesde Souza
9A Revista Currículo como um espaço de formação paraprofessores do ensino primário no estado do Paraná dadécada de 70 Fabiane Aparecida De Almeida Bezerra, MarileneCardoso Zelak e Milena Mendes Moraes
10Considerações da Professora Elza de Moraes Bigattisobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal(1968)  Relicler Pardim Gouveia
11Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: Apresença do Movimento da Matemática Moderna emSanta Catarina.  Pamela Luiz e David Antonio da Costa
12Processo de digitalização de fontes históricas:possibilidades alternativasOdair Gonçalves Marquez, Tharine Antunes eKlinton Pinheiro Sales
13Acervos pessoais: reflexões para uma pesquisa emHistória da Educação Matemática Jorge Augusto Moraes de Oliveira, Pedro AugustoVieira da Silva e Laura Leal Moreira
14A História da Matemática e os quadrinhos: investigandoPossibilidadesGabriela de Souza Ferreira e Cristiane Coppe deOliveira
15Educação Matemática, História e Ficção na EtnomatemáticaFabio Lennon Marchon dos Santos
16Estudo sobre o conteúdo de inflação e sua abordagem emalguns livros didáticos entre os anos de 1960 a 2000.  João Vitor Baiak Trigo, Licéia Alves Pires e SérgioCandido de Gouveia Neto
17Matemática financeira como disciplina acadêmica nocurso de Licenciatura em Matemática Licéia Alves Pires e Rosa Lydia Teixeira Corrêa
18Da construção do objeto de uma pesquisa para a históriada educação financeira Jéssica Ignácio de Souza e Cláudia Regina Flores  
19A matemática prescrita para o ensino primário na décadade 1960 e a formação do professor paranaense  Liceia Alves Pires, Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio e Mariliza Simonete Portela
20Saberes para Ensinar Matemática em uma Sugestão dePrograma para Cursos de Professores Primários de 1957  Bárbara Cardoso Kayser e Elisabete Zardo Búrigo
21A Reforma Universitária de 1968 e seus impactos naformação de professores de Matemática Mariana Lima Vilela e Filipe Santos Fernandes 
22 Um percurso histórico da oferta do curso de Licenciaturaem Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia:formação inicial via Universidades Estaduais e InstitutosFederais  Francielli da Silva Ribeiro e Marlos Gomes de Albuquerque
23Aspectos teóricos e aproximações entre escrita biográfica e ficçãoJean Sebastian Toillier e Ivete Maria Baraldi
24Apontamentos iniciais sobre a História oral como metodologia de pesquisaAdriano Mamedes Silva Nascimento e Thiago Pedro Pinto
25Jogos de Linguagem na Matemática: Entre Livros e Reformas… uma terapiaMarizete Nink de Carvalho e Thiago Pedro Pinto
26Escolas Isoladas e Grupos Escolares: Uma história da educação no litoral paranaenseKauana Mahara da Silva Possobom e MarilizaSimonete Portela
27Algumas compreensões sobre um Grupo Escolar a partir da narrativa de uma professoraGrasielly dos Santos de Souza e Mirian Maria Andrade 
28Um projeto de hermenêutica de uma coleção de livros: O professor de Matemática em AçãoLeandro Josué de Souza e Maria Ednéia Martins Salandim
29O ensino de Matemática nas Escolas Isoladas de Santa Catarina: dos enunciados no Programma de 1926Francine Fragoso de Miranda Silva
30Obras de didática de matemática para o aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário em meados do século XXEduarda Pereira de Assis e Jaqueline do Nascimento
31As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentosThais Duarte Neves e Flávia dos Santos Soares
32Uma análise dos saberes envoltos no exame de suficiência C.A.D.E.S no sul de Mato Grosso em 1968Laura Silva Dias e Suele Lopes Pedroso
33Vestígios de Álgebra Linear nos programas de ensino do curso secundário brasileiro (1931-1975)Eric Souza da Silva e Paulo Roberto Castor Maciel
34História da Educação Matemática na formação do professor de Matemática: o uso dos Blocos Lógicos no contexto do Movimento da Matemática ModernaTiely Virginio da Hora Lima e Liliane dos SantosGutierre
35Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970Pedro Nogueira de Marins e Bruno Alves Dassie
36Programa de Ensino para o 5º Grau do Ciclo Básico: A presença do Movimento da Matemática Moderna em Santa CatarinaPamela Luiz e David Antonio da Costa
37A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967Jenifer de Souza e Elisabete Zardo Búrigo
38Curso Livre de Cálculo Diferencial e Integral Autorizado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro no Final do Segundo ReinadoJucielma Rodrigues de Lima Dias, Enoque da SilvaReis e Luiz Carlos Pais
39Uma análise acerca do conteúdo de equidifferenças e proporçõesJeremias Stein Rodriguês e David Antonio da Costa
40“Arithmética” na organização curricular do ensino de ofício brasileiro no período do ImpérioCleber Schaefer Barbaresco e David Antonio daCosta
41Transformações nos saberes para ensinar frações no curso primário relacionadas ao uso de materiais escolares (1930-1970)Barbara Winiarski Diesel Novaes, Danilene GullichDonin Berticelli e Neuza Bertoni Pinto
42A História da Educação Matemática e a História das Instituições de EnsinoRildo Pinheiro Nascimento e Edilene Simões Costados Santos
43Conhecendo as Políticas de Memória Escolar Argentina e a História da Educação MatemáticaDiogo Franco Rios
44História da educação matemática e as sociedades científicas: Um campo não isento de contradiçõesYohana Taise Hoffmann e David Antonio da Costa
45Um bate papo sobre História da Educação Matemáticas em terras potiguaresMarta Figueredo dos Anjos e Wguineuma Pereira Avelino Cardoso
46Atuações da Docência em Matemática na Rede Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (1909-2002): um estudo comparativo de gêneroLenira Pereira da Silva, Erika Félix Soares Marinho Dantas e  Ricardo Sampaio Oliveira
47Matemáticas no Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto: um percurso histórico (1959 – 2008)Thiago Neves Mendonça
48Teses acerca da Matemática para o Ensino Industrial sugeridas no III Congresso Brasileiro do Ensino de MatemáticaOscar Silva Neto, David Antonio da Costa e PauloRoberto Castor Maciel
49A matemática no Currículo dos Cursos Comerciais da Reforma CamposSergio Candido Gouveia Neto e Cristiane TalitaGromann de Gouveia
50Docência Superior em Matemática: um privilégio masculino?Dione Alves de Almeida
51História das Mulheres: marcas de gênero e reflexões sobre a História OralTailine Audilia de Santi e Jean Sebastian Toillier
52Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliaçãoWaléria Adriana Gonçalez Cecílio e Otavia Maria Kreitlow Basso
53O ensino de Matemática no século XVI sob olhar do francês Petrus Ramus (1515-1572)Ana Carolina Costa Pereira
54Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen BarbosaTamiris Corrêa Luiz e Maria Ednéia Martins Salandim
55Contos de Malba Tahan: O padre pulava um númeroLuara Zwiernik e Andreia Dalcin
56O livro didático Matemática de Edith Guimarães LimaAureo Soares de Vargas e Andréia Dalcin
57Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela CompreensãoDiogo Ferreira Jandrey, Laura Silva Dias e Edilene Simões Costa dos Santos
58Números complexos em livros didáticos do Ensino MédioNickson Deyvis da Silva Correia e Viviane de OliveiraSantos
59Saberes para ensinar presentes no livro “Atividades em Educação Matemática”Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite e EdileneSimões Costa dos Santos
60Um “novo” olhar sobre as frações segundo o manual Primeira Lições de CoisasKesia Caroline Ramires Neves, Denise Medina de Almeida França e Edilene Simões Costa dos Santos
61Algumas considerações sobre a presença da Educação Matemática nos currículos do curso de formação de professores de Matemática da UFRN (1964 – 1981)Luís Fernando Mesquita de Lima, Marta Figueredo dos Anjos e Rayssa Marques Marinho
62Formação De Professores De Matemática Na Região Do Bolsão De Mato Grosso Do Sul: Construindo Uma História Por Meio Da Oralidade.Natalia Cristina da Silva e Ivete Maria Baraldi
63História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicasReginaldo Guilhermino Cabral Liborio e Virgínia Cardia Cardoso
64Panorama histórico, Ji-Paraná-Rondônia (1970-1980): As primeiras escolas de uma cidade e a realidade dos seus professoresSimone Aparecida Navarro da Cruz e Marlos Gomes de Albuquerque
65Maria Montessori e as orientações para o ensino de matemáticaAngélica Pereira Alves e Mariliza Simonete Portela
66Uso de materiais montessorianos:o processo de apropriação em uma escola montessorianaKarina Grzeça e Maria Cecília Bueno Fischer
67A descoberta das frações equivalentes e o material CuisenaireBarbara Winiarski Diesel Novaes e AdrianaMenegotto Nierri
68Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018)Nícolas Giovani da Rosa e Elisabete Zardo Búrigo
69Ensino de Matemática na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim: alguns apontamentosGustavo Lucas Silva da Costa e Liliane dos Santos Gutierre
70O exame de admissão para formação de professores primários: instruções para prova de matemática (1961)Pâmela da Luz Melo e Leonardo Thomaz Sauter
71Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1º grau, 1973Jonathan Machado Domingues e David Antonio da Costa
72Percurso Histórico da Educação de Surdos no BrasilJose Matheus Pinheiro Da Fonseca Silva e Kátia Guerchi Gonzales
73Educação Matemática no Ceará – um estudo inicial desse movimentoGisane Fagundes Rodrigues e Maria Ednéia Martins Salandim
74Produtos Educacionais do mestrado profissional em ensino: algumas compreensõesCídia Paula da Costa Alves e Liliane dos Santos Gutierre
75O que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais da formação docente no século XX?Danilene Gullich Donin Berticelli e Lidiane Gomes dos Santos Felisberto

Os certificados poderão ser acessados por AQUI

Neste evento foram certificados quanto à participação na Comissão Científica:

NúmeroComissão
1Adriel Gonçalves Oliveira 
2Alexsandra Camara
3Ana Catarina Cantoni Roque
4Andréia Dalcin
5Antonio Vicente Marafioti Garnica 
6Arlete de Jesus Brito
7Barbara Winiarski Diesel Novaes
8Bruno Dassie – PRESIDENTE
9Carla Regina Mariano da Silva
10Cláudia Regina Flores
11Claudinei de Camargo Santana
12Cristiane Talita Gromann de Gouveia
13David Antonio da Costa
14Diogo Franco Rios
15Edilene Simões Costa dos Santos
16Eliene Barbosa Lima
17Elisabete Zardo Búrigo
18Fernando Guedes Cury
19Filipe Santos Fernandes
20Flávia Aparecida Britto
21Flávia dos Santos Soares
22Gabriel Luís da Conceição
23Iran Abreu Mendes
24Ivanete Batista dos Santos
25Ivete Maria Baraldi
26Kátia Guerchi Gonzales
27Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
28Leoni Malinoski Fillos
29Liliane dos Santos Gutierre
30Luciane de Fatima Bertini
31Marcelo Bezerra de Morais– PRESIDENTE
32Maria Cecilia Bueno Fischer
33Maria Célia Leme da Silva
34Maria Cristina Araújo de Oliveira
35Maria Ednéia Martins Salandim 
36Maria Laura Magalhães Gomes
37Mariliza Simonete Portela 
38Marta Figueredo dos Anjos
39Mirian Maria Andrade
40Neuza Bertoni Pinto
41Reginaldo Rodrigues da Costa
42Rosilda dos Santos Morais
43Sérgio Candido de Gouveia Neto
44Shirley Patrícia Nogueira de Castro E Almeida
45Thiago Pedro Pinto – PRESIDENTE
46Wagner Rodrigues Valente 
Os certificados poderão ser acessados por AQUI