Submissões

Submissões V ENAPHEM – nov. 2020

Todas as submissões de trabalho devem ser realizadas pela plataforma SEER: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM – Até 24/08/2020.

Faça seu cadastro como autor e também dos demais autores do seu trabalho (em caso de mais de um autor).

Baixe o tutorial aqui

Há duas modalidades de envio/submissão ao evento: Lives Submetidas e Sessões Coordenadas:

Lives Submetidas

Um ou mais autores podem enviar em um único arquivo (MODELO – faça o download em seu computador para fazer a edição do arquivo) uma proposta de atividade a ser executada no dia 28/11 no rol de atividades de encerramento. O tema deve ser pertinente à História da Educação Matemática e/ou mais diretamente ao tema da edição do evento. o texto de proposição deve ter de 3 a 5 páginas (já contanto com as referências). Todos os autores tem que ter pago e realizado a inscrição no ato da submissão do texto.

* textos fora das normas e/ou com indicação de autoria serão sumariamente rejeitados.

Sessões Coordenadas

Textos submetidos individualmente na plataforma (pode ter mais de um autor, neste caso todos devem estar cadastrados e indicados na plataforma e o primeiro autor deverá ter realizado a inscrição e ter pago a mesma – PLATAFORMA DOITY). Os textos devem estar de acordo com o template (MODELO – faça o download em seu computador para fazer a edição do arquivo), ter de 3 a 5 páginas (já contanto com as referências). Os textos para as Sessões Coordenadas podem ter no máximo 3 autores. As Sessões Coordenadas onde se discutirão os trabalhos por um Coordenador de Sessão ocorrerão noas dias 07, 14 e 21 de Novembro das 15:15h às 16:30h

Previsão de Retorno das avaliações: 05/10/2020.

Vídeo: Após aprovado o(s) autor(s) deverão gravar um vídeo de 5 a 10 minutos e subir no youtube pessoal e disponibilizar o link pelo email: 5enaphem@gmail.com (link de compartilhamento) – este vídeo é obrigatório para a participação na Sessão Coordenada e deve ser enviado até 16/10/2020.

* textos fora das normas e/ou com indicação de autoria serão sumariamente rejeitados.

Critérios de avaliação

Comunicações

As comunicações submetidas ao 5º ENAPHEM serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  1. o texto poderá versar sobre qualquer tema, desde que evidencie uma análise histórica;
  2. a proposta enviada deverá apresentar com clareza: a problemática da pesquisa; as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas; o diálogo com a produção existente; o material empírico analisado e os resultados, mesmo que parciais, obtidos;
  3. São aceitos no máximo 3 autores por trabalho;
  4. O limite do texto é de 03 a 05 páginas (no layout do Template);
  5. toda comunicação deverá ser enviada em acordo com o template do Encontro;
  6. O autor principal deverá ter realizado a inscrição no evento.

Avaliação pelos pares

Cada trabalho será avaliado por dois membros da comissão científica e, havendo dúvidas quanto à reprovação ou aprovação, será analisado por um terceiro consultor. Essas duas (ou três) avaliações serão consideradas pelos coordenadores da comissão científica que emitirão o parecer final pelo aceite, aceite com reformulações ou recusa da submissão.

obs1. os trabalhos só serão avaliados após confirmação de inscrição do autor principal do texto submetido.

obs2. somente irão para os anais do evento os trabalhos aprovados e efetivamente apresentados no evento.

A Dinâmica das Sessões Coordenadas será estabelecida pelo coordenador de Sessão.

LANÇAMENTO DE LIVROS


LANÇAMENTO DE LIVROS (físico ou digital) NO 5º ENAPHEM

  1. Comissão Organizadora do Lançamento de Livros (doravante, designado pela sigla COLL):

Professores(as):

Adriel Gonçalves Oliveira (UFRN)

Arlete de Jesus Brito (UNESP-Rio Claro)

Liliane dos Santos Gutierre (UFRN)

Virgínia Cardia Cardoso (UFABC)

2. Objetivos

Valer-se da oportunidade que o 5º ENAPHEM proporcionará aos participantes de lançar e divulgar obras com a temática do evento.

Contribuir para o fortalecimento da qualidade da pesquisa e a difusão do conhecimento na área.

NORMAS PARA LANÇAMENTO DE LIVROS (físico ou digital) NO 5º ENAPHEM

  1. O lançamento de livros é reservado para participantes inscritos no 5º ENAPHEM. Poderão ser submetidas propostas de lançamentos de livros publicados a partir da realização do IV ENAPHEM (novembro de 2018), com temáticas voltadas à História da Educação Matemática.
  2. Toda e qualquer proposta submetida será analisada pela COLL.
  3. A COLL terá até 01 de novembro de 2020 para responder, por e-mail, se a proposta foi aceita.
  4. A proposta deverá ser enviada ao e-mail para 5enaphem@gmail.com até 09/10/2020 12/10/2020, impreterivelmente, aos cuidados da COLL. No assunto desse e-mail deverá constar: Lançamento de livros/e-book no 5º ENAPHEM.
  5. No template (anexo) de submissão deverão constar as seguintes informações do livro (físico ou digital): título (em português e inglês), resumo, palavras-chave, organizadores(as) (se for o caso), autores(as), editora, ano (ou data) de publicação, ISBN, sumário, imagem da capa, link de acesso em caso de livro digital gratuito (se não for gratuito, fornecer informações de como obtê-lo) e endereço (eletrônico ou não) em caso de livro físico (para interessados entrarem em contato) e, ainda, informações de como adquiri-lo .
  6. Deverá ser enviada também, nesse mesmo e-mail de submissão da proposta, a imagem da capa do livro (resolução mínima da imagem deve ser de 300 DPIs).
  7. O resumo deverá conter no máximo 3000 caracteres com espaçamento, respeitando as normas que estiverem no template
  8. Cada proponente poderá submeter no máximo duas propostas, desde que em cada uma informe o nome de pessoas diferentes para apresentação do livro (físico ou digital) durante Painel III, pois se a proposta submetida for aprovada deverá ter um(a) apresentador(a) para participar de tal Painel, na hora, dia e URL determinados pela COLL.
  9. No mesmo template, logo após as informações do livro, deverá constar o nome, e-mail e instituição do(a) apresentador(a) do livro (e de um(a) suplente, em caso de ausência do(a) apresentador(a) indicado(a)), para participar do Painel III, que faz parte do evento. Esse(a) apresentador(a), em um espaço de tempo que será definido previamente pela COLL,  – em função da quantidade de propostas submetidas -, tecerá comentários do livro a ser lançado. O tempo máximo reservado para cada apresentador(a) será o mesmo, independentemente do número de livros que seja lançado. A pessoa que realizará a apresentação deverá estar inscrita no evento.
  10. Durante o Painel III, dentro do tempo determinado pela COLL, o(a) apresentador(a) poderá fazer uma rápida apresentação do livro, sua origem, especificar autores(as), organizadores(as) e expor um resumo do conteúdo da obra.
  11. O(A) proponente é responsável pela participação e apresentação do(a) apresentador(a) no dia e hora marcados para realização do Painel III e pelas informações do livro enviadas no e-mail.
  12. Durante a realização do Painel, o(a) apresentador(a) poderá informar ao público interessado como adquirir o livro.
  13. O Painel III será disponibilizado de forma assíncrona durante o evento, ou seja, de 07 a 28 de novembro.
  14. O Painel III será realizado/gravado exclusivamente com os(as) apresentadores(as) do livro no dia 31 de outubro de 2020, sábado, 10h (horário de Brasília) e será  coordenado pela professora Liliane dos Santos Gutierre (UFRN) ou por outro(a) professor(a) da COLL.
  15. O Painel III acontecerá por vídeo conferência e a URL da reunião será enviada ao e-mail daquele(a) que submeteu a proposta até 24 horas antes da data agendada para tal.
  16.  Na página do evento (www.enaphem.com), de 07 a 28 de novembro, serão disponibilizadas as informações contidas no template.
  17.  Não serão aceitas propostas enviadas fora do prazo e para qualquer outro endereço.
  18.  Deverão ser observados os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem da capa do livro e de terceiros, enviadas no e-mail de submissão.
  19.  O lançamento de livro é compreendido, nesse evento, como atividade de caráter cultural e técnico-científico, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo para aquisição ou uso de bem, direito ou serviço.
  20.  Material de conteúdo impróprio, de conotação contrária às relações sociais éticas e morais e que violem as leis, não será aceito para exibição ou exposição, pela COLL.
  21. As atividades previstas nestas normas são da 5ª edição do ENAPHEM, diante programação do evento.
  22.  A COLL e a Comissão de Organização Geral do 5º ENAPHEM não se responsabilizam pela autoria dos materiais apresentados, que refletem a opinião e/ou o pensamento dos(das) participantes, os(as) quais declaram, pela aceitação das normas estabelecidas para submissão de proposta de lançamento de livro, serem inéditas e próprias.
  23. Os participantes responderão por eventuais quebras de direitos de terceiros, de forma a isentar e indenizar a COLL e a Comissão de Organização Geral do 5º ENAPHEM em caso de violação dos referidos direitos.
  24.  A participação nas atividades descritas como artístico-culturais e técnico-científicas implica o total reconhecimento e aceitação das condições estabelecidas nestas normas.
  25.  Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Organização Geral do 5º ENAPHEM, cujas decisões são irrecorríveis e soberanas.

***