Histórico

As pesquisas sobre história da educação matemática têm crescido muito nos últimos anos no Brasil. Sinais desse crescimento podem ser vistos na consolidação de grupos de pesquisa como o HIFEM, GHOEM, GHEMAT dentre vários outros, na enorme quantidade de artigos, livros e produções de teses, dissertações, bem como trabalhos de iniciação científica divulgados recentemente. É revelador o fato de o principal periódico da área – BOLEMA –, depois da chamada para o número temático “história da educação matemática”, em 2010, ter publicado dois volumes para abrigar uma grande quantidade de trabalhos de indiscutível qualidade, que atestam o avanço do conhecimento na área. Vários outros periódicos promoveram edições temáticas sobre História da Educação Matemática, e todos foram publicados com textos, produzidos por vários autores nacionais e estrangeiros, abordando uma grande diversidade de temas. Ressalta-se ainda a criação da HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática em 2015 (http://histemat.com.br/).

Muitos encontros têm sido realizados para possibilitar a divulgação, debate e troca de experiências de pesquisa sobre história da educação matemática. Em boa medida, eles ocorrem ou no interior de eventos mais amplos da Educação Matemática / História da Matemática ou são promovidos por grupos de pesquisa ou foram especificamente criados com a função de congregar pesquisadores do campo da História da Educação Matemática. Em 2016 foi criado o GT 15 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA como um dos Grupos de Trabalho vinculado à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Curiosamente, mesmo sem antes ter ocorrido um evento nacional, professores brasileiros com pesquisas em história da educação matemática, tomaram a iniciativa de, junto com colegas de Portugal, México, Espanha, Cuba e Venezuela realizarem o I CIHEM – Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática. O Evento ocorreu na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal, entre os dias 26 a 29 de maio de 2011.

Ao término desse evento internacional, vários pesquisadores brasileiros, ainda em Portugal, analisaram a pertinência de promover, já em 2012, um evento nacional de modo a reunir uma comunidade de pesquisa que está em grande expansão. Assim, tem início a ideia de levar adiante o I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista (BA), nos dias 01 a 03 de novembro de 2012 (http://enaphem.galoa.com.br). O sucesso dessa iniciativa, que contou com um grande número de participantes e trabalhos apresentados, levou a realização da segunda edição, em 2014. Como resultado importante do evento, tivemos além dos Anais, a publicação do livro História da Educação Matemática no Brasil: Problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas, cujo objetivo foi refletir sobre e divulgar ainda mais amplamente a produção científica divulgada no evento.

O II ENAPHEM foi realizado em Bauru (SP), nos dias 31/10 e 1 e 2/11, tendo como temática: “Fontes, temas, metodologias e teorias: a diversidade na escrita da História da Educação Matemática no Brasil” (http://www2.fc.unesp.br/enaphem/index.php), tendo também grande número de pesquisadores presentes e mais de 300 trabalhos apresentados. Seguindo a primeira edição, novamente, uma sistematização dos temas abordados em vários estudos em desenvolvimento e dos modos com que as investigações vêm sendo produzida no Brasil foi elaborada e reunida no livro Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade, publicado no III ENAPHEM.

Em 2016, de 31 de outubro a 2 de novembro, o III ENAPHEM ocorreu em São Mateus (ES) (http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem), sediado na UFES. O tema dessa terceira edição “História da educação matemática e formação de professores”. Assim como ocorreu nas edições anteriores, teremos a publicação de um livro síntese desse III ENAPHEM a ser lançada no IV ENAPHEM, em 2018. Novamente o sucesso do evento se repetiu, e a temática foi tão instigante e potente que houve, por parte dos participantes, a solicitação que o tema fosse mantido para a quarta edição do ENAPHEM. Tal solicitação mostrou-se significativa por vários motivos, dentre os quais devem ser citadas as drásticas mudanças que ocorreram no cenário político e educacional brasileiro nos últimos anos, implicando cortes de verbas de custeio para cursos de licenciatura a distância, descontinuidade de programas como PIBID e OBEDUC além dos cortes nos financiamentos de pesquisa dentre as quais aquelas muitas relacionadas à formação de professores, seja para a educação básica ou superior.

Desta forma, optou-se por realizar em Campo Grande (MS), no ano de 2018, o IV ENAPHEM, cujo tema será: “Formação de Professores: história, cultura e política” na tentativa de retomar, ampliar e amplificar as discussões sobre “Formação de Professores” já postas por essa comunidade de pesquisadores. Elementos como cultura e política refletem preocupações atuais sobre a formação de professores e a educação de forma geral, e devem ser tomados de forma entrelaçada, cujo tratamento é tão significativo quanto urgente, considerando o momento político atual.

Há certo exercício de descentralização nas escolhas de sedes do ENAPHEM. Como nas outras edições, Campo Grande foi escolhida como sede desta quarta edição devido a sua localização geográfica no centro-oeste brasileiro. Além deste aspecto, a UFMS, campus de Campo Grande, possui um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, com mestrado e doutorado, este último o único do Centro-Oeste. Vinculado a este programa estão os grupos HEMEP e GEPHEME, cujos membros compõem a comissão de organização. Recentemente neste programa foi aprovada a criação da linha de pesquisa “História, Filosofia e Educação Matemática” o que mostra o crescente número de trabalhos e de docentes envolvidos nesta temática operando na instituição-sede desse IV ENAPHEM.

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